Arquiteto urbanista, a sua formação disciplinar foi construída entre o Porto, Lausanne e Barcelona. Ao longo dos anos tem procurado combinar a prática do projeto com a investigação e o ensino, ligando criação, reflexão e didática. Particularmente interessado nas questões da mobilidade, tem coordenado diversos projetos de integração de sistemas de transporte com o meio urbano, desde a compatibilização de grandes infraestruturas ferroviárias, no contexto citadino, até à promoção de uma cultura cicloviária, articulando o programa de transportes com o projeto da cidade. É doutorando na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Planeamento do Território. Encontra-se associado à Faculdade de Arquitectura, da mesma universidade, como Assistente de Investigação Convidado. Encantam-no os espaços citadinos de uma qualidade intemporal ou atmosfera singular, desde a Viena imperial aos mercados populares de Camden Town. Igualmente apaixonado pelos grandes espaços, gosta de abandonar a condição de urbanita, realizando longas caminhadas junto da natureza. Comprometido com a comunidade, desenvolve diversas atividades de voluntariado e colabora ativamente em associações e movimentos cívicos, acreditando que é possível melhorar os contextos da vida.
Sara Duarte
Licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o curso conformou-lhe um olhar mais atento e arguto. Colaborou durante 7 anos num gabinete da “Escola do Porto”, onde aprendeu a ser arquiteta. Saiu da cidade e foi até Trás-os-Montes coordenar um Gabinete Técnico Local e experimentar a ruralidade por um ano. De volta ao Porto, inicia atividade por conta própria, e em parceria com outros colegas, nomeadamente com o gabinete de Paulo Silvestre, onde será Diretora de Projeto. Ao longo do percurso profissional teve a oportunidade de trabalhar com diferentes escalas, contextos e níveis de complexidade, desde projetos de habitação, equipamentos, planos de pormenor, até aos projetos do Metro do Porto e do Metro Mondego. A sede de viajar e de conhecer outras culturas, não tocadas pela globalização, tem motivado experiências em zonas remotas de outros continentes, levando a sair da sua zona de conforto e embrenhar-se no mundo dos outros. Alimenta ainda o sonho de uma volta ao mundo, em veleiro. Envolvida no associativismo e na prática dos desportos de montanha, gosta de se desafiar frente à natureza, num exercício básico de sobrevivência, ultrapassando limites, em busca de novos horizontes.
Guilherme Ferreira
Engenheiro civil, pela Universidade do Porto, é natural desta cidade, a quem dedicou muito da sua atividade profissional, no âmbito do ordenamento do território, e em particular no planeamento dos transportes. Como Diretor de Transportes do Norte (DGTT) coordenou a elaboração do Estudo do Plano de Transportes da Região do Porto, que serviu de base para a reformulação do sistema de transportes e implementação de uma série de ações inovadoras, desde os primeiros corredores BUS do país e zonas pedonais (Santa Catarina como caso mais emblemático), ou a articulação dos operadores de TC na região, até à proposta de um transporte em sítio próprio, fermento do futuro Metro do Porto. Coordenador do Gabinete de Planeamento Urbanístico e, posteriormente, Diretor de Departamento da C.M. do Porto na implementação do PDM da cidade e subsequentes estudos para a sua revisão. É auditor dos Cursos de Defesa Nacional, o que lhe permitiu aprofundar a visão estratégica dos transportes e as questões da segurança dos sistemas. Frequentou o Curso de Alta Direcção de Empresas, da AESE, permitindo-lhe uma perspetiva mais abrangente da gestão dos transportes. Apaixonado pela vida, tem-se envolvido em actividades de carácter social e humano, particularmente ligadas à família, procurando transmitir valores em que acredita.